O ESTADO DA ARTE NO ENSINO DO DESENHO TÉCNICO

AUXILIADO POR COMPUTADOR

Júlio César da Silva, M.Engº

Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção/PPGEP-UFSC, Professor Adjunto do Departamento de Expressão Gráfica/CCE/UFSC. E.mail: julioces@eps.ufsc.br

Resumo

Neste artigo efetuou-se uma investigação no Brasil e em outros países, sobre o estado da arte das pesquisas sobre o Desenho Técnico auxiliado por computador. Para tanto pesquisou-se na World Wide Web, nas Bases de Dados Emerald, NTIS, Compendex e Eric, além de Anais de congressos nesta área, efetuando-se uma análise, classificação e descrição dos progressos propiciados pelo impacto das novas pesquisas sobre a representação gráfica. O resultado foi um grande volume de informações, das quais compilou-se as que se mostraram mais significativas, e que serão descritas de uma maneira resumida no decorrer do trabalho. Pode-se destacar como principais conclusões, pesquisas que mostram uma tendência de convergência das técnicas de CAD (Projeto Auxiliado por Computador), com as técnicas de multimídia e com os recursos propiciados pelo uso da Internet e a Web, permitindo o ensino e o trabalho virtual de equipes à distância. Outra constatação, é a de que já não se discute com a mesma intensidade, a conveniência ou não da utilização dos sistemas CAD nos programas curriculares dos diversos cursos de Engenharia e Arquitetura.

Palavras-chaves: software instrucional, sistemas CAD, CBT, multimídia, ensino à distância.