A projeção ortogonal de um objeto em plano de projeção é chamada de vista ortográfica. Podemos representar múltiplas vistas de direções diferentes de forma sistemática da forma de objetos 3D. A projeção ortogonal é uma representação bidimensional de um objeto tridimensional, na engenharia no processo de fabricação é necessária uma descrição completa e clara da forma e do tamanho de um objeto projetado para ser concebido. Cada vista fornece determinadas informações, a vista frontal mostra a verdadeira grandeza e forma de superfícies que são paralelas à frente do objeto. A figura 09 mostra a ordem da projeção ortogonal no 1º Diedro (ABNT/DIN), observador, objeto e plano de projeção que será representado o objeto.


Figura 09

As seis vistas principais, mostrada na figura 10:
         - Vista frontal (VF);
         - Vista superior (VS);
         - Vista lateral esquerda (VLE);
         - Vista lateral direita (VLD);
         - Vista posterior (VP);
         - Vista inferior (VI).


Figura 10

As três dimensões principais de um objeto, mostrada na figura 11:
         - Largura (L);
         - Altura (H);
         - Profundidade (P).


Figura 11

Cubo de referência:

A forma de entender o Lay-out das vistas na folha de papel é o cubo de referência. Se os planos de projeção fossem colocados paralelos a cada face principal do objeto, eles formariam um cubo, como mostrado na figura 12. Dentro do cubo, o objeto é projetado em cada uma das seis faces, no lado oposto do objeto, formando as seis vistas principais.


Figura 12

Para projeção no 3º Diedro (ANSI), deve-se pensar no conceito do cubo de vidro, onde as vistas são observadas diretamente por um observador do lado externo do cubo, observando segundo a ordem mostrada na figura 13.


Figura 13

Vista ortográfica:

Vamos mostrar como criar uma vista frontal de um objeto usando projeção ortogonal em vistas principais, mostrada nas figuras 14 e 15.

           
Figura 14                                                  Figura 15

Seis vistas de um automóvel são mostradas na figura 16. A vista escolhida para a vista frontal é, neste caso, a lateral, não a frente do automóvel.


Figura 16

Critérios para escolha da vista frontal:

         - maior número de detalhes voltados para o observador;
         - posição de uso, fabricação ou montagem;
         - maior área ( desde satisfaça o primeiro item );
         - vista que proporcione uma VLE mais detalhada e com menor número de linhas invisíveis.