Histórico

O Centro de Comunicação e Expressão (CCE) é um dos onze centros ou unidades de ensino que integram a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).O CCE possui dois prédios: bloco A e bloco B. O bloco A foi a primeira construção do campus da UFSC. Nele funcionava a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras, que, até 1961, funcionava no centro da cidade. Essa faculdade oferecia os cursos de Letras (neolatinas, clássicas e anglogermânicas), Geografia, História e Filosofia.

Somente em 1970, quando a UFSC adquiriu a estrutura atual, com a divisão em centros e não mais em faculdades, o prédio do CCE, com uma área física de 1960 m², passou a abrigar o Centro de Estudos Básicos. Aqui os alunos tinham as disciplinas dos dois primeiros anos da faculdade, não importando qual curso tivessem escolhido. Eram as chamadas “disciplinas básicas”, e, por isso, o local ficou conhecido como Básico.

O Centro de Estudos Básicos também abrangia os cursos de licenciatura em Letras, Matemática, Física, Biologia e Química. Os demais que existiam na época – Centro Tecnológico, Centro de Educação, Centro Sócio-Econômico, Centro de Ciências da Saúde e Centro de Ciências Agrárias – eram profissionalizantes.

Em 1976, o Centro de Estudos Básicos deixou de existir e o prédio passou a ser ocupado por quatro centros: Centro de Comunicação e Expressão (CCE), Centro de Ciências Físicas e Matemáticas (CFM), Centro de Ciências Biológicas (CCB) e Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH). No CCE funcionavam o curso de Letras e três departamentos: Língua e Literatura Vernáculas (LLV), Língua e Literatura Estrangeira (LLE) e Artes (RTS).

Atualmente, o CCE possui quatro departamentos: Expressão Gráfica (EGR), Jornalismo (JOR), Linguas e Literatura Estrangeiras (LLE) e Língua e Literatura Vernáculas (LLV), e uma Coordenadoria Especial de Artes. Possui seis cursos de graducação: Design (EGR), Jornalismo (JOR), Letras – Língua Estrangeira, Letras – Secretariado Executivo, Letras- Português, Cinema e Artes Cênicas; e programas de pós-graduação em Lingüística, Literatura, Letras/Inglês e Literatura Correspondente, Estudos da Tradução, Design e Expressão Gráfica e Jornalismo. Na modalidade a distância, o CCE conta com os cursos de graduação em Letras/Libras, Licenciatura em Língua Espanhola, Licenciatura em Língua Portuguesa e Especialização em Tradução.

Além dos setores administrativos do Centro, dos Departamentos e das Coordenadorias dos programas de Pós-Graduação, o CCE dispõe de quatro Laboratórios de Informática, uma sala de informática para aulas, um laboratório de viodeconferência, um auditório com capacidade para 120 pessoas e mais três salas de eventos.

Situado em local privilegiado – no centro do campus da UFSC – o entorno do CCE é palco de eventos culturais e divulgações, e também local de encontro e descanso dos estudantes na hora do almoço.

.

Joice Regina da Costa Santana da Lapa, Coordenadora de Apoio Administrativo do CCE