TRT-SC vai premiar melhores campanhas criadas por universitários sobre violências no trabalho

06/07/2019 08:49

Estudantes de cursos da área de Comunicação em todo o estado vão poder ganhar até R$ 10 mil em um concurso que vai premiar as três melhores campanhas publicitárias sobre os diversos tipos de violência no trabalho. A iniciativa é do Tribunal Regional do Trabalho da 12ª Região (TRT-SC), por meio do Programa Trabalho Seguro (PTS), em parceria com a Associação dos Magistrados do Trabalho de Santa Catarina (Amatra12).

O prêmio tem por objetivo desenvolver ações de conscientização, prevenção e combate à violência no trabalho, tema central do PTS no biênio 2018/19. Podem participar acadêmicos a partir do segundo ano das faculdades de Publicidade, Comunicação Social, Jornalismo, Design, Mídias Eletrônicas, Mídias Digitais, Cinema entre outros cursos similares de universidades presentes em Santa Catarina.

As inscrições podem ser individuais ou em grupo e devem ser feitas até o dia 4 de agosto, através do site www.trt12.jus.br/trabalhoseguro. Nesse ato, precisam ser anexadas as autorizações para uso de imagem do candidato e dos trabalhos apresentados, sob pena de desclassificação.

Para concorrer, os interessados devem criar cinco peças publicitárias – busdoor, cartaz, áudio (spot), vídeo (VT) e meme – que retratem a ideia central do tema. Além disso, precisam manter a identidade visual entre os elementos para garantir uma campanha integral. As peças deverão ser enviadas até o dia 2 de setembro para o e-mail trabalho.seguro@trt12.jus.br.

Quanto ao julgamento, ele ocorrerá em duas etapas. Na primeira, serão escolhidos os 10 melhores trabalhos de acordo com três critérios: conformidade com o tema, qualidade técnica e identidade visual e originalidade, criatividade e impacto social. Na segunda, os pré-selecionados serão avaliados pelo potencial de aproveitamento da campanha, tanto pelo Programa como pelas organizações parceiras.

Para o gestor regional do Programa, desembargador do TRT-SC Roberto Guglielmetto, o concurso é uma oportunidade para ampliar o debate sobre o tema no ambiente universitário. “Queremos premiar o talento dos acadêmicos catarinenses e ao mesmo tempo promover a conscientização por meio de ações educativas, com foco na prevenção e no combate à violência no ambiente de trabalho”, destacou Guglielmetto.

Premiação

A equipe autora da campanha vencedora ganhará R$ 10 mil. Serão premiados também o segundo e terceiro lugares, respectivamente, com R$ 6 mil e R$ 4 mil – os recursos financeiros são do próprio Programa Trabalho Seguro. A divulgação do resultado ocorrerá na primeira quinzena de novembro.