Recital de textos poéticos com professores franceses

29/03/2019 09:33

Dois pesquisadores e professores eméritos da Universidade de Montpellier 3 (França) desenvolvem uma série de atividades a convite do Curso de Francês do Departamento de Língua e Literatura Estrangeiras (DLLE-UFSC).

A Profa. Dra. Gisèle Pierra é especialista no ensino de Francês como Língua Estrangeira através do teatro, com várias obras e artigos publicados. Além disso, ela interpreta, à capela ou acompanhada ao piano, composições próprias e textos poéticos em língua francesa e língua occitana.

O Prof. Dr. Franc Ducros é ensaísta, tradutor e poeta. Publicou seis livros de poesia, sete livros de crítica literária e traduziu, do italiano para o francês, textos de Michelângelo e Leonardo da Vinci, entre outros.

Nesta sexta-feira, ambos farão um recital de textos falados e cantados, em língua francesa e língua occitana. “A atividade dirige-se  de maneira mais específica a alunos de Letras e a alunos e professores do Curso Extracurricular Francês (DLLE), mas é aberta a todos que gostam da língua francesa. Não é necessário compreender perfeitamente esses textos de grandes poetas; pode-se pura e simplesmente deixar-se levar pela beleza do idioma”,  sublinha a  Profa. Dra. Luciana Rassier (DLLE-UFSC), que organiza a atividade e que lecionou na Universidade de Montpellier 3 de 1994 a 2002.

Na segunda-feira, 01/04, haverá duas outras atividades:

– Conferência “Questions sur le poétique”, com o Prof. Dr. Franc Ducros, às 8h20, sala Drummond (CCE-Bloco B): aberta a todos

– Oficina “L’enseignement du FLE par le théâtre”, com a Profa. Dra. Gisèle Pierra, às 10h10, sala 201 (CCE-Bloco A): vagas limitadas, inscrições prévia