1ª Semana Acadêmica de Design promove concurso de cartazes

03/09/2018 09:41

Estudantes de várias fases de Design da UFSC estão organizando a primeira Semana Acadêmica do curso, que vai acontecer nos dias 17, 19 e 21 de setembro. Com o intuito de integrar os estudantes do curso com a organização do evento, a comissão organizadora lançou o Concurso de Cartazes, para que os estudantes elaborem artes de divulgação da Semana.
A ideia vem dos encontros nacionais de estudantes de Design, onde o concurso de cartazes já é quase tradição para a divulgação desses eventos. “Toda essa estrutura de concurso e editais foi pensada para que a construção da semana acadêmica não se limitasse à comissão organizadora. Uma forma de democratizar o espaço que pertence à categoria como um todo” explica Carina de Abreu, uma das organizadoras do evento.
O concurso tem como objetivo principal incentivar a produção de conhecimento por parte da graduação, mas a organização lançou um edital com algumas especificações para a participação, entre elas os conceitos da identidade visual:

“O conceito base para o desenvolvimento da ID Visual da 1ª Semana Acadêmica de Design se inspira no Manifesto antropofágico, do movimento modernista brasileiro, lançado em 1928 por Oswald de Andrade. O movimento critica a forte imposição da estética estrangeira nas expressões culturais brasileiras da época. (…) O lobo guará é o simbolo escolhido para ilustrar este re-movimento. (…) Queremos trazer o lobo do homem para engolir tudo novamente e gerar o novo. O que não é opor-se radicalmente a influência do exterior, já que é inegável a sua inclusão e adaptação em nossa cultura. Mas justamente fugir da reprodução cega que nos distancia de uma produção realmente autoral.”

As inscrições do concurso terminaram no dia 26/08, e oito cartazes foram inscritos. Sete de estudantes do curso e um de egresso. O resultado sai na semana anterior ao evento, mas em breve as artes serão exibidas pela UFSC e por outras universidades da região.

Já as inscrições para participar como ouvinte de todos as programações dos dias de evento estão abertas no link. Mais informações na página da Semana Acadêmica de Design – SADe no Facebook.