No mês das mulheres, CCE recebeu duas gigantes do jornalismo.

26/03/2018 11:24

O mês de Março foi inspirador para os estudantes do curso de Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina, que receberam no auditório Professor Henrique Fontes duas grandes jornalistas. A primeira, Francis França, é egressa da UFSC e hoje trabalha na empresa alemã Deutsche Welle como editora. Natural de Torres, Rio Grande do Sul, Francis contou sua trajetória, desde sua chegada a Florianópolis, até se tornar editora da seção em português de uma das maiores empresas de comunicação do mundo. Além disso, a jornalista falou sobre a repercussão internacional do impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff e do assassinato da vereadora carioca Marielle Franco.

Já no dia 26, o auditório assistiu à fala de Daniela Arbex, quem veio falar sobre jornalismo investigativo e para lançar seu terceiro livro “Todo dia a mesma noite”. Daniela nasceu em Juiz de Fora, Minas Gerais, e recebeu diversos prêmios durante sua carreira, marcada por grandes reportagens investigativas. O primeiro sucesso de vendas, “Holocausto brasileiro”, foi publicado em 2013. O livro conta a história dos maus-tratos recebidos pelos pacientes de um grande hospício do interior de Minas Gerais durante os anos 1960 e 1970. Com esse trabalho, Daniela figurou durante um ano entre os autores mais vendidos de Portugal. No seu último trabalho, a jornalista conta histórias inéditas da tragédia na Boate Kiss, em Santa Maria, Rio Grande do Sul. A escritora mineira relatou de forma emocionante o trabalho de apuração na cidade gaúcha e foi aplaudida de pé pelo auditório lotado.