Mensagem da Reitora em Exercício, Prof.ª Alacoque Lorenzini Erdmann.

18/09/2017 16:36

Quero me dirigir à sociedade catarinense e brasileira, em geral, e à comunidade universitária em especial, neste momento em que a nossa Universidade passa por um forte abalo como instituição.

Estou na UFSC há mais de quarenta anos e recebo, nesta data, a dura e difícil incumbência de responder pelo exercício da Reitoria diante do impedimento do meu amigo Luiz Carlos Cancellier de Olivo. Confesso que o faço com consciência da responsabilidade e com a certeza do apoio da equipe de Pró Reitores, Secretários, Assessores e todos Diretores e Diretoras de Unidades Acadêmicas, além do conjunto de docentes, técnicos e estudantes que, como eu, têm a vida toda dedicada à nossa UFSC.

E preciso, mesmo, muito desse apoio.

Creio firmemente na Justiça e nas instituições de estado. Tenho certeza de que tudo será devidamente esclarecido e que, em breve, teremos nosso Reitor de volta à função para a qual foi eleito, pela comunidade e pelo Conselho Universitário, e confirmada por ato do Ministro de estado da Educação.

Faço questão de destacar que o episódio que culminou com a operação da Polícia Federal está concentrado em cursos, dentro de um programa que contempla outros cursos. Nossa convicção é de  que todos os detalhes das eventuais irregularidades que vierem a ser confirmadas, terão o desfecho que todos exigimos: a devida apuração e a necessária responsabilização.

Isso, contudo, sem que nossa credibilidade e respeitabilidade em todos os milhares de outros projetos sejam arranhadas.  A UFSC, em 57 anos de existência, tem relações com o mundo. Cada um de nossos parceiros institucionais, cada um dos cidadãos e cidadãs que passaram ou estão nesta Instituição precisa reconhecer-se como parte dela. É assim que eu me sinto.

Finalmente apelo a cada um dos senhores e senhoras, da sociedade e da comunidade universitária, para que mantenhamos, ao longo desse período, a serenidade, a sabedoria, a maturidade e a perseverança, buscando tirar lições e preservando o respeito às pessoas e às instituições.

E, muito importante: exercendo a tolerância e o respeito que nos trouxe à Reitoria da UFSC e que praticamos todos os dias de nossa vida.

Muito Obrigado.

Alacoque Lorenzini Erdmann