Curso de Jornalismo da UFSC recebe novamente 5 estrelas do Guia do Estudante da Editora Abril

05/09/2014 08:35

O Curso de Graduação em Jornalismo da UFSC recebeu, nesta quinta feira, 04, a confirmação de que, novamente, foi avaliado como um dos melhores do país. Conforme mensagem encaminhada pelo Diretor de Redação do GE, Fabio Volpe, ao Coordenador do Curso, professor Aureo Moraes, “o curso de Jornalismo do(a) Universidade Federal de Santa Catarina – Florianópolis foi estrelado na avaliação de cursos superiores realizada pelo Guia do Estudante (GE) e constará da publicação GE Profissões Vestibular 2015, que passa a circular nas bancas a partir do dia 10 de outubro de 2014“.

Criado em 1979, o Curso já formou, ao longo do seus 34 anos, 950 jornalistas e tem, atualmente, 210 alunos matriculados. Pioneiro em diferentes ações pedagógicas e políticas, foi o primeiro a definir-se como Curso de Jornalismo, não apenas como uma habilitação da Comunicação Social. Também inovou com práticas laboratoriais que permitiram e continuando permitindo aos alunos um conjunto de experiências que os aproximam do mundo do trabalho, como programas de Tv e Radio, portais de notícias na internet, além do jornal laboratório Zero. No currículo, propostas de associação entre teoria e prática e projetos de pesquisa e extensão que qualificam ainda mais a formação discente. O quadro docente, altamente qualificado, tem reconhecimento em várias entidades ligadas às investigações no campo do Jornalismo. Resultado desta qualificação foi a criação, pioneira, do primeiro Mestrado em Jornalismo e, neste ano, do primeiro Doutorado na mesma área.

Também em sua estrutura é um dos mais bem equipados do país, com laboratórios que oferecem várias opções de ferramentas e processos em sintonia com as novas tecnologias.

Para o Coordenador do Curso, as seguidas avaliações positivas demonstram a consistência do projeto, iniciado há vários anos e consolidado pelo envolvimento dos atuais e ex- docentes, técnicos e estudantes.